Atropina (alcalóide versátil)

Atropina pode:
– dilatar as pupilas
– acelerar o coração
– inibir salivação e suor
– serve como um antídoto ao “gás neurotóxico”

Soa como um poderoso medicamento, e de fato é. Por outro lado, tem uma certa razão em ter o nome devido a Atropos, uma divindade Grega responsável por decidir como uma pessoa morre. Esta é uma molécula que é melhor usada por médicos, e somente com uma grande cautela. Infelizmente, ela aparentemente está em todo lugar!

desenho da molécula

Os efeitos um tanto discrepantes do composto tem origem na habilidade em bloquear receptor de neurotransmissor em particular. E tem vários usos na medicina, devido aos efeitos citados acima.

No entanto, como mencionado antes, a atropina é abundante na natureza – você encontra em muitas plantas, explicando a toxicidade delas (ou seu uso terapêutico tradicional). O colírio ‘belladona’ ou ‘bela mulher’, usado na Renascença, continha atropina. Historicamente era usado como um anestésico. Por causa dos efeitos contraditórios da atropina e uma janela estreita de efetividade e não toxidez, a dosagem é a chave nesta questão. Aqueles que se arriscam ao envenenamento por atropina incluem: Wiccans (está na mandragora), pessoas que se submetem a alguma novidade intoxicante para fumar (figueira brava), e crianças atraídas por alguma planta com frutinhos bonitos (na nightshade).

A atropina é uma das poucas moléculas verdadeiramente antigas que acham uso na medicina contemporânea.

Via Atropine (Versatile Alkaloids).

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário