Marte sempre esteve morto

solo marciano registrado por uma sonda
Título original: Has Mars Always Been Dead
Ano 2013
The Great Courses
estrelas nota 10

O título deste episódio do curso ‘Vida no nosso Universo’ [Life in Our Universe] tem um tom de dúvida, de incerteza sobre as respostas, indicando que é um conhecimento ainda em fase de consolidação. E nada mais entusiasmante do que saber que existem muitas coisas a serem descobertas na área da exploração espacial e da astrobiologia marciana.

Marte tem em comum com a Terra a existência de vulcanismo e movimento de placas tectônicas que ocorreram no passado do planeta marciano, e na erosão pelo vento e impactos de meteoritos em sua história atual. E destes eventos podemos resgatar parte da história de Marte.

O fato da temperatura de Marte ser em torno de -53 oC e da pressão atmosférica ser em torno de 0,006 bar (a terrestre é de 1,01 bar), resulta na dificuldade na manutenção de água líquida na superfície do planeta. Isto porque tais condições de pressão e temperatura caem em uma parte do diagrama de fases da água que permite quase exclusivamente a transição da água gelo para a água vapor, em um processo conhecido como sublimação.
dados coletados no wolfram alpha
No entanto, apesar destas dificuldades físico-químicas observações recentes indicam a possível presença de água líquida na superfície de Marte por curtos intervalos de tempo.

O Professor Laird Close, apresentador do curso, também comenta sobre as diferenças de incidência solar na Terra e em Marte, indicando que Marte recebe menos que a metade da energia solar na superfície se comparado com a Terra. Sendo isto também um limitador para a manutenção de formas de vida que viessem a depender da luz solar como fonte de energia.

A presença de metano em Marte, divulgada recentemente pelo pesquisador Mike Mumma, também é comentada pelo Professor Laird Close, que alerta para o fato de não existir certezas sobre a origem de tal gás – se de origem geoquímica ou bioquímica. Restando então aguardar que mais sondas sejam enviadas ao planeta e que mais investigações sejam feitas para enriquecer as informações neste sentido.

OBS: Este é o episódio de número 10, em um curso que tem um total de 24 episódios sobre as possibilidades de vida no nosso Universo.

Assista um vídeo sobre a série

Escreva um comentário