Descendentes de nazistas

heranças da segunda guerra
Título original: Descendants de nazis, l’héritage infernal
Ano 2010
France 3

As feridas ainda não sararam.

Os descendentes de oficiais nazistas, normalmente os netos ou parentes que carregam o pesado fardo de um sobrenome abominado, sofrem as consequencias sociais e morais de uma vida que de alguma forma está relacionada com um episódio histórico terrível.

É visível o desconforto e a tristeza que ronda a vida destas pessoas, e fica evidente que o episódio tocou em uma ferida profunda e dolorosa. Talvez não com este objetivo, mas que resultou em dor até desnecessária para os envolvidos.

O curioso é que muitos destes personagens converteram-se ao judaísmo, talvez em uma tentativa de soterrar o passado em mais uma camada de pedido de perdão.

Ficou a lição passada por um dos entrevistados, de responsabilidade sem culpa. Todos são responsáveis pela manutenção da paz e pela não repetição do mesmo erro, mas não devem sentir a culpa pelo erro dos seus antepassados.

Fica a frase dita por Matthis Goering: “Se eu mudo meu sobrenome, eu mostro ao meu ser interior que eu sou culpado. Eu não quero abandoná-lo. Goering, que sou eu, ele insiste. Ao usá-lo, tenho a responsabilidade de dizer que sinto muito pelo que aconteceu.”

Escreva um comentário