Parece que as turbinas eólicas estão ganhando fama, não somente pela eficiência de geração de energia, mas também pela estranheza de suas formas. Talvez essa seja uma forma de marketing, de atrair a atenção do público para a geração de energia por meio de equipamentos particulares.
A Windspire é uma turbina de pequenas dimensões que pode ser instalada em um quintal. A instalação parece ser fácil, o único problema é encontrar um local em que o vento tenha um fluxo constante e adequado para as dimensões do projeto.
O investimento inicial de 7000 dólares assusta até os mais entusiasmados, mas talvez possa ser um valor justo para quem quer impressionar as vizinhanças… e talvez uma cidade inteira!
O modelo demonstrado no vídeo pode abastecer até 30% do consumo de uma casa. Uma versão maior está em fase de desenvolvimento e poderá abastecer até 100% do consumo.
Mais detalhes
http://ecogeek.org/2008/08/windspire-out-in-demand-and-getting-bigger/
Veja também
Turbina eólica portátil
Só que saiu no Globo de hoje que as turbinas acabam com os pulmões dos morcegos. O sistema de localização reconhece a turbina e evita a colisão, mas os pulmões frágeis dos mesmos não resistem à diferença de pressão nas proximidades da turbina.
Tem ainda o Turby. Mas o preço é mais salgado ainda: uns 12 mil euros.
[]s,
Roberto Takata
Triste constatação, toda nova tecnologia que resulta em benefícios para humanidade é sempre muito cara e inacessível para quem mais precisa.