Sacarina – Doce, doce aminação

A sacarina, como muitos outros adoçantes, foi descoberta por acidente. Do artigo da Wikipedia:

A doçura da sacarina foi descoberta acidentalmente por Ira Remsen, professor na Johns Hopkins University, associado eo laboratório Remsen. Em 1879, enquanto trabalhava com alcatrão de hulha (tolueno), Remsen descobriu a doçura da sacarina no jantar por não ter lavado completamente as suas mãos, como havia feito Fahlberg durante o lanche.
Remsen e Fahlberg publicaram em conjunto a descoberta em 1880 (Fahlberg, C.; Remsen, I. Ãœber die Oxydation des Orthotoluolsulfamids. Chem. Ber. 1879, 12, 469-473).
Contudo, em 1884, Fahlberg patenteou a produção em massa da sacarina sem mencionar Remsen. Sobre o assunto, Remsen comentou: “Fahlberg é um canalha. Dá náuseas ouvir o nome dele mencionado juntamente com o meu.”.

Não existem muitas coisas para se dizer sobre a sacarina, que você já não saiba. Não é muito popular atualmente e foi repetidas vezes quase banida nos EUA. Ainda tem seu lugar em pacotinhos de adoçante, algumas gomas de mascar e algumas bebidas (não muitas – atualmente para a maioria usam sucralose, aspartame e Ace-K).
sacarina molécula
Interessante é que a sacarina tem seu lugar em síntese orgânica. Uma reação conhecida como síntese de Gabriel usa ftalimida potássica, que é bem similar.
ftalimida potassica molecula
Talvez consiga-se realizar uma síntese de Gabriel com sacarina!
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/11/saccharin_sweet_sweet_aminatio.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário