Dulcina (adoçante certamente perigoso)

Sempre que menciono um adoçante artificial, parece que surge uma briga sobre sua segurança, sacarina isso, Stevia aquilo. Na época em que a sacarina foi descoberta, outro adoçante surgiu no mercado: a dulcina.

estrutura molecular da substância química

Não tenho certeza o quão perigosa é em relação a sacarina – foi banido pela suposta carcinogenicidade, que o rótulo também diz ser também um dos perigos da sacarina. Se você olhar as importações da China recusadas pelo FDA, você verá que alguns alimentos importados são recusados por causa da presença de dulcina!

Digo que cada carregamento contendo dulcina marcado como ‘imprestável’ é uma prova.

Um artigo no Journal of Chemical Education mostra como fazer a sua própria dulcina a partir do Tylenol como um experimento de laboratório para alunos de graduação. E espero que estudantes curiosos não experimentem.

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Original em ‘Molecule of the day’

Escreva um comentário