Confira dicas para começar a faculdade com o pé direito

pessoas estudando em livros
Um dos momentos mais esperados na vida de qualquer estudante é o início da faculdade. A vida universitária propõe árduos e longos anos de estudos e dedicação, mas também grandes amizades e aprendizados. Por isso, vale a pena iniciar esse período com o pé direito.

Para que isso aconteça, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar nesse começo. É algo como um “Guia de Sobrevivência” do calouro universitário. Vale a pena seguir as dicas e mostrar aos colegas e professores que você veio com tudo.

Começamos pela economia. Normalmente, matérias universitárias costumam consumir muitos livros. Por isso, vale a pena investir em cópias xerox dos capítulos ou livros necessários. Algumas universidades oferecem esse serviço gratuitamente para os alunos. Já outras disponibilizam uma cota mensal de folhas. Consulte na sua faculdade se ela oferece esse tipo de benefício. Se não oferecer, pesquise nas proximidades qual gráfica tem o custo mais baixo.

Conheça as regras da biblioteca. É muito importante conhecer um dos locais mais interessantes de uma universidade, além de ficar por dentro dos trâmites bibliotecários, como seu acervo, procedimentos de locação, multas e etc.

Uma das melhores coisas do mundo universitário é, certamente, conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. O diretório ou centro acadêmico também pode servir para isso, pois é um espaço de integração e lazer da faculdade. Além disso, você pode debater sobre os mais variados assuntos e matérias com os colegas, colher algumas dicas e ajudar os companheiros.

Outro espaço de recreação e lazer é a atlética. Normalmente elas possuem uma bateria, que você também pode fazer parte. Uma boa dica é participar dos eventos esportivos da atlética, pois entre os benefícios de participação estão bolsas de estudo e a possibilidade de disputar torneios em diversos lugares. Se você leva jeito para algum esporte, procure fazer um teste.

Consulte constantemente o site da universidade para coletar informações sobre estágios, horas complementares, notícias do mundo acadêmico, bolsas, documentos e inscrições para palestras.
Algumas universidades já estão se adaptando às novas tecnologias e possuem aplicativos com acesso rápido à notas, horários, comunicados, faltas, informações da biblioteca, entre outras opções. Se a sua faculdade também possuir, não deixe de baixar e manter atualizado.

Além disso, vale a pena também instalar apps que podem te ajudar nos estudos. Um deles é o Study Tracker, que te ajuda a se organizar, listando quais disciplinas precisa estudar e por quanto tempo.

Outra dica interessante é a Passei Direto, uma rede social acadêmica onde você realiza um cadastro indicando em que universidade e qual curso estuda e é ligado a uma rede de contatos com todos os colegas de curso e da instituição. Excelente para compartilhar arquivos, matérias, dicas e dúvidas.

Não deixe também de usar o Google Acadêmico para realizar pesquisas e coletar informações e notícias para trabalhos e apresentações.

Este texto foi escrito por Isabel M. Lyra.

Escreva um comentário