O cérebro e a visão lateral são importantes aliados quando se está dirigindo. O cérebro funciona melhor com coisas que chamam atenção e que fogem da monotonia; se algo mudar, o cérebro mostra interesse! E a visão lateral é ruim para identificação de objetos, mas é uma especialista em detectar movimentos.
Então não parece ser nem um pouco inteligente colocar um enfeite pendurado no retrovisor do carro. Principalmente aqueles que ficam balançando o tempo todo. O balanço chamará a todo instante a atenção da visão lateral e o cérebro aos poucos irá ignorar aquele estímulo.
Se você estiver fazendo uma curva e precisar da visão lateral para ser avisado de algum perigo iminente, poderá ser atrapalhado por um simples enfeite que balança neuroticamente o tempo todo. Um tempo precioso será perdido até o cérebro notar que é um perigo real.
Se você acredita no poder do amuleto que está pendurado no retrovisor talvez seja melhor, e mais eficiente, deixá-lo guardado no porta-luvas do carro – dará bem menos trabalho para a ‘Santinha’.
É verdade.