Massas e móis – Precisão: A medida de todas as coisas

esfera perfeita de silício
Título original: Precision: The Measure of All Things – Mass and Moles
Ano 2013
BBC
nota 9

Marcus Du Sautoy mostra como a busca pela padronização do quilograma foi uma tarefa ainda mais complicada do que estabelecer padrão para o tempo e a distância.
O padrão do quilograma, representado por uma massa de platina, está passando por uma crise de confiança. Investigações e verificações na sua acuracidade mostraram que o quilograma oficia está perdendo uma ínfima quantidade de massa constantemente. Pode não parecer algo preocupante para alguém que não deseja a precisão, mas para a ciência isso é fonte de uma grande preocupação.
Alguns grupos de pesquisa estão tentando achar um método alternativo para padronizar o quilograma. O episódio mostrou as iniciativas da balança de Watt, conduzida pelo orgão americano Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology (NIST)); e a construção de uma esfera perfeita de silício, no Projeto Avogadro.
Nenhuma das tentativas de se escapar da antiga massa de platina ainda obteve sucesso e confiança suficientes para se modificar a padronização do quilograma.

Cada salto de precisão conduz a novos avanços científicos e tecnológicos. A medição moldou a nossa história, e vai continuar a mudar o nosso mundo.

Trecho do episódio

Episódios:
Tempo e distância
– Massa e móis
Luz, calor e eletricidade

Escreva um comentário