Nasce Uma Estrela. Formação do Sistema Solar

nebulosa
Título original: A Star Is Born – Forming the Solar System – Life in Our Universe
Ano 2013
The Great Courses
nota 8

Estrelas não conseguem sustentar vida em sua própria estrutura. Então precisamos de planetas no Universo para conseguir responder nossa questão sobre a existência de vida.
Mas, como os planetas são formados? Como após o Big Bang, que ocorreu a mais de 13,6 bilhões de anos, temos o nosso Sistema Solar, que tem aproximadamente 4,55 bilhões de anos?
Professor Laird Close comenta sobre os processos que envolvem a criação de elementos pesados, como o ferro, em Supernovas; e em como esse espalhamento do matéria pesada pelo Universo pode dar surgimento a sistemas planetários.
Além da própria Supernova ser uma ejetora de material, a onda de choque proveniente de sua explosão pode ser o gatilho necessário para colapso de outra nuvem de gás nas proximidades, resultando na formação de uma proto-estrela.
Laird Close comenta ainda sobre a distribuição dos planetas que encontramos no nosso Sistema Solar; com planetas rochosos na parte mais interna e planetas gasosos, e maiores, na parte mais externa do sistema. E nisso vemos como é importante a percepção que o gás hidrogênio e hélio não ficam muito tempo na nossa atmosfera, pois a Terra não tem uma gravidade alta o suficiente para atrair estes elementos gasosos leves e rápidos.
A própria complexidade do assunto acabou sendo um ponto contra neste episódio da série, deixando uma sensação inquietante de que precisamos descobrir muito mais sobre nosso Sistema Solar.

Episódios
– Existe vida em outros lugares em nosso universo?
– Bang! Um Universo Construído para a Vida

Trailer da série

Escreva um comentário