Bang! Um Universo Construído para a Vida

imagem meramente ilustrativa
Título original: Bang! A Universe Built for Life
Ano 2013
The Great Courses
nota 8

Como um Universo originado em condições de inexistência da vida chega até o ponto de permitir a vida? Principalmente nos aspectos relacionados aos elementos químicos?
Como surgiram os elementos essenciais para a vida? Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre, fósforo e hidrogênio são citados pelo Professor Laird Close como sendo indispensáveis para se obter vida (como conhecemos).
O Big Bang foi responsável pela forja dos elementos hélio e hidrogênio em larga escala e pequenas quantidades de lítio e outros elementos um pouco mais pesados. Mas somente o Big Bang não serve de explicação para o surgimento do carbono – peça fundamental para a vida.
A resposta para o carbono, em sua proporção de apenas 0,2% em massa no Universo, está nas estrelas e nos seus processos de fusão e fissão, que aos poucos montam os mais diversos elementos da tabela periódica.
Um processo fundamental para a nucleossíntese do carbono nas estrelas é conhecido como processo triplo-alfa. No qual três núcleos de hélio consegue, em sucessivas reações nucleares, formar um núcleo de carbono.

Episódios
– Existe vida em outros lugares em nosso universo?
– Bang! Um Universo Construído para a Vida
– Nasce Uma Estrela. Formação do Sistema Solar

Trailer da série

Escreva um comentário