Tesouros escondidos da arte australiana

logo do episódio
Título original: Hidden Treasures of Australian Art
Ano 2011
BBC

´Ser um humano é criar´. Iniciando com este pensamento, o apresentador Griff Rhys Jones faz uma jornada antropológica pelas ilhas situadas entre o extremo norte da Austrália e Papua-Nova Guiné.

A busca de Jones é por entender a origem e o motivo do uso de antigas máscaras rituais usadas na região, e coletadas pelo antropólogo Alfred Cort Haddon durante o século 19.

Entre a desconfiança e o amargor pela intromissão em sua cultura, o povo local reluta em revelar seus segredos e particularidades. Segredos estes que fazem parte da própria cultura, que reserva a alguns membros do grupo o privilégio do conhecimento de cantos, danças, tradições, que somente devem ser praticadas em momentos específicos da vida.

O documentário revela uma interessante dualidade no trabalho realizado pelo antropólogo Alfred Cort Haddon, que de uma certa forma roubou as máscaras, mas ao mesmo tempo ajudou na preservação de materiais que muito provavelmente seriam destruídos durante o processo de catequização cristã que ocorria naquela época.

Escreva um comentário