A era das invenções – História da eletricidade

historia da eletricidade com Jim Al-Khalili
Título original: The Age of Invention – The Story of Electricity
Ano 2011
BBC

Houve uma época na história humana que passamos rapidamente de máquinas à vapor para um mundo movido por motores elétricos, e tal passagem foi possível pela determinação de inventores e empresários.

O ponto de viragem para o desenvolvimento da tecnologia dos motores elétricos foi a percepção da ligação entre o magnetismo e a eletricidade, no que hoje chamamos de eletromagnetismo.

Dominar o eletromagnetismo significava o poder de obter corrente elétrica pelo movimento e transformar movimento em corrente elétrica.

Michael Faraday foi o precursor em experimentos relacionados ao magnetismo e eletricidade. Abastecido por uma determinação em entender o mundo e fazer isto por meio da experimentação.

A ligação entre eletricidade e movimento foi então o que permitiu a invenção do telégrafo. E da revolução na comunicação em longas distâncias. Isto não sem pesados desafios tecnológicos, oscilando entre a fortuna e a desgraça financeira.

O casamento entre a ciência e tecnologia também foi claro na vida do famoso Thomas Edison, na conturbada e pouco conhecida vida de Nikola Tesla, e na batalha conhecida como a ´Guerra das correntes´ da qual também participou George Westinghouse.

Esta é a história de como cientistas, empresários e engenheiros pavimentaram um século de extraordinárias mudanças que afetam nossa vida de forma tão intensa que sequer conseguimos imaginar um mundo de outra forma.

Trailer oficial

Episódios
Faíscas
A era da invenção
Revelações e revoluções

Veja também o documentário
Feedbak – Conexões 3

Escreva um comentário