Transporte alternativo – Engenharia extrema

trafego e engenharia
Título original: Personal Pods – Mega Engineering
Ano 2010
Discovery Science

O desafio: Projetar e construir um sistema de transporte rápido, eficiente e moderno.

Tentativas de construir um sistema de transporte mais eficiente já ocorreram em diversas épocas, como o curioso protótipo de transporte construído na cidade americana de Morgantown, e batizado de ´Personal Rapid Transit´, em operação desde 1975. E no recém inaugurado sistema ´ULTra (Urban Light Transit)´ para transporte de passageiros entre os terminais do aeroporto Heathrow, em Londres.

Os desafios da segurança e rapidez já estão sendo superados pelas recentes pesquisas, que vão desde o envolvimento da indústria automobilística para projeto de um automóvel que possa se locomover sem a interferência direta do motorista; até um sistema de depósito de mercadorias que são transportadas por pequenas unidades robóticas controladas em um mixto de centralização e distribuição das decisões de movimento.

O próximo passo será convencer a população a deixar o controle do seu transporte para sistemas eletrônicos e mostrar para a administração pública que esta é uma boa solução para o problema cada vez maior do transporte público.

Trechos oficiais do episódio

Escreva um comentário