Imagens pelo rádio (junho de 1939)


(clique na imagem para ampliar)

RÁDIO fac-símile (fax), o processo pelo qual imagens e impressos são transmitidas através do ar para a reprodução idêntica de quem recebe o sinal, está avançando rapidamente com um novo e valioso serviço de radiodifusão sonora.

Uma rede experimental de fac-símile foi estabelecida como parte do Mutual Broadcasting System, e importantes estações – WGN, WOR e WLW – estão transmitindo em sua programação normal. Receptores de preço mediano estão em produção em uma indústria de rádios e agora anunciados e vendidos em lojas de departamentos.

No momento, as transmissões são feitas na estação em freqüência normal, entre uma e seis horas da manhã. O receptor é controlado por um relógio, que liga o sistema na hora certa, permitindo realizar as operações de impressão, e o desliga, deixando uma gravação permanente em rolo de papel. O aparato produz em torno de 1 metro de papel (1 cm de largura) por hora.

Todo o processo de fac-símile é fácil de compreender. A estação de rádio está equipado com um dispositivo de “varredura” ou vizualização da imagem ou outro material impresso, assim como se usa um microfone para traduzir os programas em som impulsos eléctricos. O ´visualizador´ consiste de um olho elétrico que move para frente e para trás rapidamente em todo o papel, escaneando uma linha por vez e transmitindo os tons da imagens como uma série de contínuas ondas elétricas de intensidade variável. Qualquer material preto e branco, tal como fotografias, desenhos, escritos, diagramas, etc, podem ser alimentados à máquina na forma de um rolo contínuo.

No receptor, o processo é ao contrário. Uma ponteira no final de um braço móvel varre através de um papel branco, na mesma idéia do olho elétrico que se move na estação transmissora. Impulsos elétricos, que passam pela ponteira oxidam o papel, o que o faz ficar preto nos mesmos locais da imagem original. O papel avança para fora da máquina automaticamente, movendo-se um passo cada vez que a ponteira termina uma linha. Na manhã o dono simplesmente retira o papel impresso e o lê como lazer.

Fac-símile é muito confundido com televisão, embora os dois processos não tenham nenhuma relação um com o outro. fac-símile é um sistema elétrico primário de gravação, no qual o tempo é relativamente sem importância. Televisão é popularmente definida como uma visão instantânea por meios elétricos, o expectador vê rapidamente imagens enquanto elas ocorrem.

http://blog.modernmechanix.com/2006/01/24/pictures-by-radio/

Original (English) content from Modern Mechanix (http://blog.modernmechanix.com/). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário