Já li e ouvi professores reclamando sobre o problema de trabalhos escolares feitos na base do copiar/colar. Alunos simplesmente visitam algum site, normalmente a Wikipedia, e copiam boa parte ou todo conteúdo para realizar um trabalho.
Como inibir este tipo de comportamento?
Temos duas saídas:
1) o professor propor um trabalho que não seja a simples coleta de material sobre um assunto, mas que exija do aluno uma reflexão e interação com as idéias. Sei que isto pode não ser possível em algumas áreas do conhecimento. Nas ciências exatas não existe muito espaço para mudanças do texto por parte do aluno.
2) o segundo método, mais simples e prático, é o professor monitorar a cópia e avisar os alunos que pode agir dessa forma. A monitoração é simples. Para isto basta usar o Google e procurar por termos específicos que estão dentro do texto do trabalho entregue pelo aluno. Para facilitar esta tarefa o professor deve inserir uma pequena frase do trabalho no Google, usando aspas ” ” para tornar a procura restrita à frase. Vamos a um exemplo, o professor encontra a seguinte parte de texto dentro do trabalho – influência da composição da atmosfera nos experimentos – e quer verificar se é uma cópia ou criação do aluno.
Basta escrever no campo de procura do Google a exata sequência (com aspas) “influência da composição da atmosfera nos experimentos”.
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Pronto! O Google responde como resultado um texto da Wikipedia (de onde copiei a frase). Neste momento o professor pode verificar rapidamente outras partes deste texto e garantir se não é uma coincidência.
Alerto que provavelmente depois de alguns dias este texto, neste blog, também vai aparecer nos resultados da busca. E talvez demais cópias que alguém faça deste.
Para professores que querem ir mais longe, já existem softwares específicos de comparação de texto. Mas isto já é um passo mais desenvolvido e elaborado nesta corrida armamentista do plágio.
Também fica claro que muitos alunos ao lerem estas dicas, comecem a elaborar técnicas para burlar o rastreamento. Neste ponto temos a interessante tarefa do professor permanecer atento e se adaptar a qualquer novidade adotada pelos trapaceiros.
Para monitorar a cópia de material de um site específico é possível utilizar o serviço CopyScape
http://www.copyscape.com/
Neste blog procuro não copiar material de terceiros e deixo a referência do site no qual baseio meus textos, traduções ou adaptações.
Um ditado popular: “Copiar um autor é plágio, copiar muitos autores é pesquisa”. 🙂
Podemos combater o plágio ao solicitarmos do aluno algum posicionamento pessoal do tema do trabalho. Mesmo nas ciências exatas é possível extrair algo neste sentido. E para tal devemos evitar trabalhos que são apenas a repetição de algum conteúdo, pedindo para que o aluno seja apenas um papagaio…
É provável que assim quase todos os alunos tenham notas baixas, além do que, o trabalho de correção se torna maior… mas a real educação passa longe do copiar/colar…
podemos combater o copiar colar, solicitando dos alunos a opinão deles sobre determinado tema pesquisado. Pois desta forma estamos apresentando a ele a posibilidade de contextualizar o conteudo a sua realidade.
Sua dica é muito interessante. Utilizo muito o Google e costumo já indicar muitos textos, mas nunca havia pensado e utiliza-lo na avaliação! Quando me referi ao copiar e colar fiz uma crítica justamente a postura do professor e não do aluno. Uma pesquisa precisa sempre ter um questionamento. O tipo de trabalho, que apenas solicita que se desenvolva um texto sobre determinado assunto sem direcionar o trabalho é que acho contestável. O ideal é diversificar não é mesmo. Gosto muito de webquests, que nada mais são que pesquisas mais elaboradas e interativas.
Falando em Webquest. É uma metodologia que refaz o pensar do aluno no copiar colar. E com certeza uma segurança maior para o professor.
Sou professor de usinagem no SENAI e descobri que ao pedir aos alunos para fazerem pesquisa sobre algun assunto sempre traziam os mesmos trabalhos, dando a impressão que todos eram a mesma cópia de um original.Como hoje ninguem copia mais à mão, tudo é impresso do computador notei que quase todos tinham pesquisado na mesma fonte: Wikipedia. Agora faço diferente: peço que pesquisem sobre o assunto,e,posteriormente, inavisadamente peço que façam uma redação (em sala) sobre o assunto .Como tem de ser feito com suas próprias palavras pode-se avaliar o entendimento do aluno sobre o assunto É fatal.
Se você souber uma maneira de publicar textos na internet, num blog, por exemplo, deixa ai pra gente…
É que eu gosto muito de escrever, mas tenho medo de ser copiada… Seria uma boa, publicar sem medo!
Jah agradeço!
bjuxXx!
Ahh, publicar sem autorização pra cópia!!
Deve ser um comando…