Planos estão condenadas ao fracasso – A Batalha da Galícia – Primeira Guerra Mundial

soldados na primeira guerra mundial
A primeira semana de setembro de 1914, na Primeira Guerra Mundial, iniciou com a espetacular derrota dos russos ao ataque dos alemães – no que ficou conhecido como Batalha de Tannenberg. E no outro front os franceses e ingleses recuavam por causa do forte avanço do exército alemão. Que, resumindo assim, parecia demonstrar uma iminente vitória da Alemanha – apesar de todas atrocidades contra civis pelo caminho de seu implacável avanço. No entanto já sabemos o final da história.

Os problemas de logística e comunicação foram decisivos em diversos momentos nesse conflito, resultando em alternância de vitórias e derrotas em todas as batalhas ocorridas até então. O combate entre a Rússia e o Império Austro-Húngaro chegava ao absurdo dos exércitos ficarem vagando por dias sem encontrarem o inimigo. E o avanço alemão em território francês muitas vezes era feito com as tropas simplesmente andando pelas estradas e campos, pois boa parte dos caminhões de transporte já haviam sofrido algum tipo de defeito. Nada bom quando a França ainda possuía uma boa malha ferroviária em funcionamento.

Nesta semana a guerra também mostrava seu avanço por outras regiões do planeta. Na ásia Japão sitiava o porto alemão de Tsingtao e a Nova Zelândia conquistava a Samoa alemã.

Veja estas e outras informações no vídeo abaixo.
(com legendas em português!)

Para assistir o episódio anterior, clique aqui.