Às armas! Envio de tropas – Primeira Guerra Mundial

soldados ao lado da artilharia em 1914
Nesta terceira semana da Primeira Guerra Mundial em 12 de agosto de 1914 o Império Austro-Húngaro iniciou a invasão da Sérvia após alguns dias de bombardeio da cidade de Sarajevo.

As estratégias militares e as manobras de suprimento do exército austríaco eram bons exemplos de como NÃO conduzir uma guerra. E eles teriam que enfrentar dois fortes inimigos, a gigante Rússia – com um exército interminável – e a inesperada resistência do povo sérvio. Uma receita para o desastre.

A aliança entre o Império Austro-Húngaro e a Alemanha também era algo estranho e sem sintonia. Um exemplo disso foi que o Império Austro-Húngaro resolveu secretamente deslocar um número maior de soldados para lutar contra a Sérvia, sendo que a Alemanha tinha combinado que a Rússia seria prioridade neste momento.

E para piorar o Império Austro-Húngaro era dono de um território vasto e sem padronização na bitola das linhas férreas; tornando a logística de transporte de tropas e suprimentos um pesadelo em um momento que a velocidade de ataque era fundamental no ganho de vantagem. Na média, as coisas se movimentavam na velocidade de uma bicicleta!

No front oposto ocorria a Batalha de Mulhouse com uma ofensiva francesa em 8 de agosto de 1914 e posterior contra ataque alemão chegando a uma vitória no dia 10 de agosto.
mapa atual mostrando a localização da cidade de Mulhouse na França

Também em 12 de agosto a Inglaterra fazia um grande movimento de tropas, levando 120.000 homens para a França pelo Canal da Mancha. E neste mesmo dia França e Inglaterra oficialmente declararam guerra ao Império Austro-Húngaro.

Também vimos que o Império Otomano aceitou a ‘venda’ de navios vindos da Alemanha demonstrando de que lado estava na guerra.

Acompanhe estas e outras informações no vídeo abaixo
Às armas! Envio de tropas
(vídeo com legendas em português. Ative as legendas no Youtube)

Veja o que aconteceu na semana anterior na Primeira Guerra Mundial.

Escreva um comentário