Alemanha em uma guerra de dois fronts e o Plano Schlieffen – Primeira Guerra Mundial

7 de agosto de 1914 na primeira guerra

Uma das primeiras ações bélicas da Primeira Guerra Mundial foi o bombardeio da cidade de Belgrado (localizada na Sérvia) pelo Império Austro-Húngaro. Mas a quantidade de soldados mobilizado para o ataque à Sérvia chamou a atenção da Rússia – o que já adiantava que as intenções não eram de apenas uma ação localizada, mas de uma guerra de grandes proporções. Isso levou a Rússia a também mobilizar suas forças e deslocar para a fronteira; apesar de não desejar uma guerra com o forte aliado do Império Austro-Húngaro – a Alemanha!

Ao mesmo tempo a Alemanha começava a movimentar suas peças com a mobilização da frota de navios e em resposta a Inglaterra também enviou os seus em direção ao Mar do Norte.

Já era de conhecimento entre as forças militares de que a Alemanha possuía um plano para poder realizar uma guerra em dois fronts – o Plano Schlieffen. Que consistia em um front na Rússia para proteger as fronteiras alemãs na região e garantir a integridade do aliado Império Austro-Húngaro; e um front no lado da fronteira com a França para um ‘ataque preventivo’ garantindo que a França não causaria problemas ao se juntar com o seu aliado, a Rússia.

A questão toda neste jogo de estratégia militar e alianças políticas é: De qual lado ficaria a Inglaterra? Entrariam para a guerra indo para a França para proteger o país e impedir que a Alemanha conquistasse mais território e poder econômico? Permaneceriam neutras para poupar as vidas dos jovens soldados? Ou surpreendentemente lutariam ao lado da Alemanha?
A resposta é que a Inglaterra entrou para lutar ao lado da França.

Um dos motivos da decisão da Inglaterra é que o Plano Schlieffen incluía um ataque realizado da Alemanha contra a França passando pela neutra Bélgica. E a Bélgica tinha um tratado com a Inglaterra; além de, é claro, ficar mais fácil de justificar para a população inglesa de que era necessário entrar na guerra para vingar o covarde ataque à Bélgica

Veja mais detalhes sobre esta história no vídeo abaixo.
(vídeo com legendas em português)

Para entender mais alguns detalhes do Plano Schlieffen indico também o vídeo abaixo (também com legendas em português).

Veja a próxima parte dessa série (clique aqui).

Escreva um comentário