Muito longo; não li (TL;DR)

Um TL;DR é uma abreviação de “too long; didn’t read“, (Muito longo; não li) expressão muito utilizada em grupos de discussão pela internet para casos em que o texto sugerido está muito longo para uma leitura rápida.

Então a tradição neste tipo de grupo é colocar na discussão ou até mesmo no texto um parágrafo ou frase marcado com o TL;DR – acompanhado do ultra-resumo. É quase como aquela sinopse de filmes em jornais.
Titanic
Iceberg é atingido por navio.

Não vejo o resumo TL;DR como um problema ou um vício dos ‘tempos modernos’. Ninguém é obrigado a ter tempo para ler páginas e páginas de texto sobre os problemas-da-energia-nuclear-na-geopolítica-iraniana. Se for possível dar uma pista ao leitor sobre o conteúdo geral do texto, porque não!?

Um dos locais onde mais percebo o uso de TL;DR é no site REDDIT. Incluindo a curiosa aparição de sistemas automatizados (bot) que resumem notícias divulgadas em certas partes (dirs) do Reddit.
Veja um exemplo na imagem abaixo.
captura de tela do site mencionado no texto
A notícia original é esta
Edward Snowden: ‘Encrypted’ Isis email in video is fakehttp://www.belfasttelegraph.co.uk/technology/edward-snowden-encrypted-isis-email-in-video-is-fake-34394613.html
e ironicamente não tem um texto exageradamente longo. Mas o TL;DR está aí para quem quiser utilizar.

Escreva um comentário