p-fenilenodiamina (Henna perigosa)

Tatuagem de henna é um modo bem inofensivo para os hippies se divertirem e pintarem. É um corante relativamente benigno, a lausona, pinta a pele (ou cabelo) com um marrom avermelhado. Como uma tatuagem semi-temporária. Contudo, se está limitado a basicamente essa única cor. Alguns fabricantes tem adicionado p-fenilenodiamina nos produtos, para criar a chamada “henna preta”.

estrutura da susbtância

p-fenilenodiamina é um sensitizador por contato (isto é, você pode desenvolver uma alergia). Isto não seria um grande problema se não fosse tão comum – em tintas para cabelo, tintas, e afins. O preto é um efeito difícil de se obter.

A sensibilidade química pode afetar dramaticamente a qualidade de vida. Honestamente, esta é uma das coisas com as quais sou mais cuidadoso no laboratório. Carcinogênicos são bons de se evitar é claro – mas são coisas de longo prazo. Poucas exposições significativas de um carcinogênico típico de uma certa potência durante um ano (não coisas super persistentes como o asbesto) são coisas que o reparo do seu DNA estão prontas para lidar.

Contudo, repetidas exposições a um sensitizador (usualmente mais do que algumas poucas vezes, mas você pode pode ser surpreendentemente sensibilizado em poucas e curtas exposições), induz a memória imunológica do seu corpo que causam um resultado mais pronunciado a cada vez que for exposto.

Estranhamente, o benzaldeído (presente como aroma de amêndoas amargas) é rotulado como um ‘sensibilizador’. Não tenho certeza o quão ruim é. Contudo, sempre fiquei aterrorizado que me tornei sensível e sempre começo a lacrimejar toda vez que encontro um pedaço de marzipan, então tenho um incomum cuidado com o que seria uma sustância relativamente benigna.

Então esse é o perigo da henna negra – você pode ficar sensível a todo tipo de corante preto.

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Original em ‘Molecule of the day’

Escreva um comentário