Máquina de Curie

duas velas que aquecem um fio



Uma máquina térmica tem um fundamento bem simples – a diferença de temperatura entre dois pontos pode ser utilizada para se conseguir ciclicamente trabalho mecânico pela conversão da energia térmica (calor).
A animação acima mostra algo um tanto diferente e interessante. Baseia-se no que é conhecido como temperatura de Curie, que é na qual um material perde as suas propriedades magnéticas. Observe e perceba que nessa ‘máquina’ é possível ver que perto da base da vela (nas laterais) existem dois ímãs potentes (talvez um ímã de neodímio-ferro-boro), que atraem a ponta do fio. Quando o metal fica perto da chama da vela o aquecimento do metal do fio causa uma diminuição da atração deste pelo imã (efeito Curie), resultando em um desequilíbrio e pendência para o outro lado que também está equipado com um imã. Repetindo assim indefinidamente o efeito enquanto a chama das velas for suficiente para aquecer a ponta do fio.

Que tal fazer um verdadeiro motor com isso?! Não aprece ser uma boa ideia, o rendimento provavelmente seria muito baixo.

Veja mais um exemplo

Escreva um comentário