Cristais de nitrato de potássio (belo e proibido)

padrão de manchas de diferentes cores
Até mesmo o nitrato de potássio que é uma substância branca meio sem graça, adquire uma coloração bem exuberante se colocado sob luz polarizada e observado em um microscópio.

Infelizmente não é algo que qualquer um possa ter acesso tão fácil. Não sem chamar a atenção dos orgãos de controle de venda de substâncias perigosas.

O nome nitrato de potássio pode não soar alerta entre leigos, mas basta lembrar que ele também está presente no famoso salitre do chile; e que se misturado com carvão e enxofre resulta em… pólvora. É por isso que o exército e polícia não acham interessante dar acesso fácil ao nitrato de potássio.

No caso da pólvora o salitre na mistura tem a função de agir como um oxidante, facilitando a queima rápida do carbono. Já o enxofre na pólvora ajuda a abaixar a temperatura necessária para iniciar a ignição na pólvora. E não é de todo perigoso manusear o nitrato de potássio puro, já que ele precisa de algo, de um ‘combustível’ para demonstrar o seu poder oxidante.

Imagem livre em licença Creative Commons (by-nc-nd), via Zeiss Microscopy.

OBS ps: O composto pode ser encontrado com uma certa pureza em um produto vendido ‘livremente’; mas preferimos não dar este tipo de dica neste site. 😉

Escreva um comentário