Raios – A natureza contra ataca

imagem da wikipedia
Título original: Lightning: Nature Strikes Back
Ano 2009
BBC Four
7 estrelas

Este documentário apresenta as causas e efeitos dessa maravilha da natureza – o raio!

O programa vai em busca de relatos de sobreviventes que foram atingidos por raios e tiveram a ‘sorte’ de poder contar a intensidade do evento. E vários revelam que fisicamente as pessoas parecem estar bem, mas após a recuperação das queimaduras na pele ainda restam sequelas relacionadas com depressão, perda de memória e outros comprometimentos neurológicos.

Além das pessoas, a tecnologia deve estar preparada para enfrentar a quantidade crescente de descargas elétricas que atingem as cidades. E entre os mais preocupados com isso está a Nasa, que por um azar está em uma região muito propícia a estes eventos. E foram várias as situações nas quais missões de lançamento tiveram que ser abortadas pela condição meteorológica que prometia ocorrência de raios nas proximidades.

Os pesquisadores ainda estão bastante ocupados entendendo fenômenos pouco conhecidos como os sprites e jets que ocorrem em elevadas altitudes acima de regiões com tempestades intensas. Além das curiosas medidas que revelam emissões de raios X e raios gama durante uma descarga elétrica!

Escreva um comentário