Niacina (nicotina e vitaminas?)

A niacina é também conhecida como Vitamina B3. O interessante é que também é chamada de “ácido nicotínico”, e a similaridade com o nome ‘nicotina’ não é acidental:

Dê uma olhada na nicotina e você verá a similaridade estrutural.
molécula de vitamina b3

Altas doses de niacina foram percebidas como moduladores do colesterol (centenas de vezes a ingestão diária recomendada). Alguns problemas podem acontecer – o mais comum é um rubor da face mediado por prostaglandinas. Os mais sérios são problemas no coração e fígado.

Merck estava atrás de uma droga contra o colesterol que incorporava a niacina, com um bloqueador de prostaglandina para mitigar os efeitos colaterais. Modular o metabolismo de prostaglandinas não se dá sem sujeição tóxica – era isto o que o Vioxx e outros inibidores COX-2 estavam macaqueando. Contudo, esta estratégia estava essencialmente trabalhando atrasada – não inibindo a produção de prostaglandinas, mas bloqueando as que eram produzidas.

Atualmente [abril de 2008] eles receberam a carta de não aprovado para este medicamento, então existiam algumas preocupação óbvias (não especificadas).

Os agentes COX-2 levaram a todos a dar uma segunda olhada nesta classe, ao ponto que questionaram inclusive os medicamentos anti inflamatórios não-esteróides (exceto a aspirina). Um antagonista de prostaglandina não é um inibidor COX, mas algumas pessoas estão temerosas sobre todo o mecanismo. Ainda, existe a possibilidade de toxicidade no fígado – a biossíntese do colesterol ocorre no fígado, então você está alterando as funções do fígado com estes medicamentos. E é por isto que você retorna ao médico para testes sanguíneos quando está usando estatinas ( e não pode usar só um teste rápido de colesterol). Visto que a niacina é conhecida por algumas vezes causar problemas no fígado, isto pode ser um problema.

[O autor deste texto não é médico e nem tem ligação com a Merck]

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Texto original do site Molecule of the day.

One Response

  1. Cicero mar 5, 2021

Escreva um comentário