HF (flúor – certamente estranho)

A série sobre a química no Breaking Bad continua (cuidado com os spoilers). Anteriormente: fosfina, fulminato de mercúrio. Hoje: fluoreto de hidrogênio (ácido fluorídrico).

HF é só isso, H-F, ou um hidrogênio ligado a um flúor. Todos os outros ácidos no grupo são gases – HCl, HBr, HI. O que chamamos de ‘ácido clorídrico’ é HCl em água, e ‘ácido fluorídrico’ é HF em água, etc. É interessante que HCl, HBr e HI são todos ácidos fortes – se você dissolve um pouco em água, erá se dissociar completamente em H+ e Cl- (por exemplo). O HF não faz isso, e isto o torna único.

Enquanto o ácido clorídrico é algo forte, não está na lista dos compostos-mais-perigosos que usamos. Se derramar nas mãos, lave. É só prótons e íons cloreto, nenhum dos dois são realmente perversos. Ainda, eles são íons, que não penetram na pele muito bem.

Contudo o HF não está completamente ionizado, então ele PODE penetrar na pele. E uma vez dentro de você, ele pode ionizar, e os íons fluoreto são bem tóxicos. Eles podem reagir com alguns íons que são importantes para que você permaneça vivo – como o Mg2+ e o Ca2+. Aparentemente tem um efeito anestésico, mascarando a potencial toxicidade.

O HF irá dissolver vários minerais – e de fato, irá dissolver vidro; e se você tem uma peça de vidro fosco, tem uma boa chance de ter sido feito com HF.

Em um episódio do Breaking Bad, eles tentaram usar isso para dissolver um corpo, mas o sócio desastrado usa uma banheira de cerâmica, que o HF come, resultando em uma completa sujeira caindo pelo teto. Eu não sei nada sobre dissolver corpos, mas parece que um ácido fraco não fará esse serviço. Mas contudo, eu posso acreditar no HF dissolvendo uma banheira.

Tenho medo de HF. Eu não uso. Tenho medo de manusear frascos com ácido trifluoroacético pela chance de ter hidrolisado. Mesmo pessoas que trabalham com a química do flúor tem medo dessa coisa. Laboratórios que usam essas coisas mantém um tipo de antídoto por perto.

Você pode imaginar meu horror em ler sobre o uso disso em lavagens de carros (Hei, o Walter trabalhou em lavagens de carros! Talvez seja dali que ele roubou o HF! Um laboratório de colégio não tem isso por aí).

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Artigo original no site Molecule of the Day.

Escreva um comentário