A origem dos continentes – África

paisagem com vulcão ao fundo
Título original: Rise of the Continents – Africa
Ano 2013
BBC
nove estrelas

Iain Stewart, professor de geologia na Inglaterra, inicia na África sua jornada em busca dos momentos chave na história geológica dos continentes. Seguindo então em três outros episódios para a Austrália, Américas e Eurásia.

Na África Iain vai em busca de locais que possam conter evidência de porções de roças muito antigas, chamadas de crátons – sendo estas as principais responsáveis pela abundância de diamantes em certas regiões do continente. Uma curiosa consequência destes antigos crátons e de seu alto conteúdo em carbono é o singular tipo de erupção que ocorre no vulcão Ol Doinyo Lengai – na região do Serengeti – que espalha em sua volta grandes quantidades de carbonatito. E é este carbonatito que favorece o abundante crescimento de nutritivas gramíneas que conseguem sustentar uma vasta quantidade de herbívoros na região.

E não poderia faltar uma visita às pirâmides de Gizé, que sempre revelam algum detalhe impressionante. Desta vez é possível ver claramente a presença de incrustação de alguns fósseis nas rochas utilizadas na construção. E isso leva Iain a ir até o sítio paleontológico de Wadi Al-Hitan, para mostrar de perto a vasta quantidade de fósseis de ancestrais de baleia que habitaram esta região no passado.

Um dos problemas deste documentário é a fraca qualidade das animações computacionais, que mostram algumas imagens distorcidas e com cores estranhas. Talvez tenham escolhido esta tática para tentar esconder alguns detalhes que não podem ser precisamente demonstrados por meio de uma imagem pelo fato do desconhecimento da real forma do que estava sendo exibido. Além disso o documentário também apresenta alguns cortes estranhos, deixando algumas informações um pouco incompletas. Mesmo com esses defeitos é sempre muito agradável assistir uma série apresentada pelo Iain Stewart.

Trechos oficiais do episódio

No momento o documentário não está disponível no catálogo do Netflix Brasil.

One Response

  1. Júlio Paiva out 20, 2014

Escreva um comentário