Reserpina (hipertensão ou depressão)

Um anel aromático, dois carbonos, e um nitrogênio te levarão a muitos lugares. De alucinógenos, a descongestionantes, a anfetaminas; a parte ariletilamina funciona porque estimula os receptores de neurotransmissores. Os efeitos dos tipos de neurotransmissores monoaminas são tão variados quanto as substâncias que o imitam – hipertensão, euforia. Esta é a forma como tentamos explicar para nós mesmos como funcionam os antidepressivos que quebram esses neurotransmissores (inibidores MAO) ou seus recaptadores (SSRIs). O que pode acontecer se você toma algo que elimina alguns desses neurotransmissores monoamina?

estrutura molecularm

O interessante é que testamos por um tempo na década de 50. A reserpina destrói o metabolismo da monoamina, resultando em uma diminuição na pressão sanguínea – e era o que os médicos desejavam. Infelizmente, como você já poderia esperar, a substância é uma espécie de anti-Prozac. Eliminar a monoamina funcionava na diminuição da pressão, mas alguns relataram que causava depressão. Foi então que a “hipótese monoamina” foi forjada – parecia encaixar, a diminuição da monoamina, gerava depressão. Aqui era onde os antidepressivos MAOI se encaixavam. Contudo, as coisas não são tão simples – a ideia de que a reserpina causava depressão é agora questionada, mas sabemos que agentes que trabalham nas monoaminas parecem funcionar. Quando artigos foram publicados, sabiam que não tinham um bom modelo. O problema era, ninguém fazia melhor.

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Texto original do Molecule of the day.

Escreva um comentário