Ácido cianúrico (o outro lado da melamina)

No último ano [2007] estávamos preocupados com a contaminação por melamina em alimentos provenientes da China. Novamente, nesta semana [setembro de 2008], isto está ocorrendo – a melamina foi adicionada ao leite por vendedores inescrupulosos. A estratégia é que a melamina tem uma alta quantidade de nitrogênio e é barata. Uma forma fácil de testar o quanto de proteína existe em algo é pela testagem para o nitrogênio – então adicionando água ao leite e um pouco de melamina, os falsificadores podem passar o leite aguado como se estivesse puro.

A preocupação atingiu novamente os EUA e a OMS trabalhou em um kit para testes.

estrutura química

Existe uma boa chance que o teste envolva p ácido cianúrico, que forma um complexo insolúvel em água com a melamina, resultando em um aspecto nebuloso. Esta mesma interação foi a usada para testar a presença de ácido cianúrico em piscinas. O interessante é que isso parece ser parte do motivo da melanina ser tão tóxica. A melamina se hidroliza a cianurato, que leva a um complexo melamina-cianurato que precipita nos rins.

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Texto original do Molecule of the day.

Escreva um comentário