Fobia de ácidos

Algo que vem ocorrendo com frequência é a fobia que algumas pessoas estão tendo de coisas ácidas – uma ácidofobia(?).
No Brasil alguns ignorantes em química e fisiologia estão fornecendo informações completamente equivocadas sobre o papel da acidez na alimentação, principalmente quando falam de água mineral.
A acidez, indicada pelo pH, não é um parâmetro único a ser levado em conta quando queremos avaliar a qualidade de um alimento ou bebida. É necessário avaliar qual substância está gerando aquele pH baixo (ácido) ou pH alto (básico). O pH em si não diz muito sobre a periculosidade de algo.
Para se ter uma ideia do nível da fobia, o rótulo dessa marca de bebida (não vendida no Brasil) traz a seguinte informação:
rotulo de bebida americana
(imagem original do autor http://www.reddit.com/user/alahos)
“O pH é uma escala exponencial – a líder em bebidas exportivas ou vitaminadas que tem um pH de 4 é 100.000 x mais ácida do que a Aquahydrate”

Eles dizem que a marca concorrente tem um pH igual a 4 (ácido) e que o pH da marca é em torno de 9 (básico); informando ainda que o pH é uma escala exponecencial (o que está incorreto, ela é mais propriamente dita, uma escala logarítmica), tentam exagerar que o concorrente seria então 100.000 vezes mais ácido. Uma visível tentativa de causar desconforto e assustar o consumidor com um número cheio de zeros.
Vale lembrar que o pH do suco gástrico humano varia em torno de 1,5 a 3,5, e que a decisão pela qualidade de um produto não deve ser avaliada simplesmente pelo valor do seu pH, mas sobre o que está causando estas variações na acidez.

Escreva um comentário