Selenocisteína

Até onde eu sei, a selenocisteína é a única razão pela qual você precisa de selênio em sua dieta (que você provavelmente já consegue o suficiente; pois a necessidade é extremamente baixa, <100 microgramas por dia). E é do mesmo grupo do oxigênio. Quando se desce no grupo (na tabela periódica) as coisas mudam de uma forma sutil. Enxofre é menos eletronegativo, maior, mais polarizável, mais nucleofílico, um oxigênio mais fedido. De forma muito semelhante o selênio é isso tudo, só que um pouco mais! É sua nucleofilicidade que é tão importante; é encontrada no aminoácido selenocisteína - isto é, o análogo com selênio do aminoácido cisteína que contém enxofre (ou o oxigênio no aminoácido serina). estrutura da molecula

A selenocisteína tem uma função na tioredoxina redutase, a reação pela qual a curcumina tem suas aplicações quimioterápicas.

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Texto original em Molecule of the day.

Escreva um comentário