Percloroetileno (estranhamente comum)

Tentando pensar em uma molécula na última noite, meu amigo sugeriu “pegue uma feia que ninguém quer mais… uma molécula fora de moda”. Eu imediatamente fui para os solventes clorados. Elas estão em uma maré ruim atualmente, não é? Tetracloreto de carbono certamente tem uma má reputação. Eu achei que a maior parte dos organoclorados, exceto como solventes em laboratórios, também estariam. Eu estava errado.

desenho da molécula de percloroetileno

Percloroetileno, ou “perc”, é um solvente usado em lavagem a seco. A poucos anos, eu fiquei surpreso por saber que nerds (não químicos) na minha família conheciam a molécula, e fiquei sabendo que meu avô foi dono de uma lavandaria, e que, de fato, usava essa coisa.

Mas isto foi no passado, certo? Certamente não estão mais lavando roupas com essas coisas!? É uma “molécula fora de moda”, certo? Aparentemente não:

Percloroetileno (“perc”) a muito tem sido reconhecido como um solvente efetivo na lavagem a seco e atualmente é certamente o solvente mais comumente usado em lojas de lavagem a seco.

Percloroetileno: deve funcionar muito bem se ainda está por aí. Algum comentário de alguém familiar com a química da lavagem a seco?

OBS: O texto foi escrito originalmente no blog ´Molecule of the day´.

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário