NNAL (urinando câncer)

Existem diversos compostos que são associados ao tabaco que são formado por reações da nicotina. A cotinina é um metabólito formado pela nicotina no corpo – e permanece por um tempo relativamente longo, e portanto é um bom marcador para exposição recente à nicotina.

Além disso, várias nitrosaminas, formadas durante o processamento do tabaco, estão presentes – muitas formadas pela nicotina. As nitrosaminas são bem maléficas – quase todos compostos dessa classe são considerados suspeitos como sendo carcinogênicos. As nitrosaminas são responsáveis por boa parte a culpa da carne mal curada na sua culpa pelo risco de câncer no cólon. Estas nitrosaminas derivadas da nicotina tem atraído atenção similar por seu papel potencial na causa de cânceres associados ao tabaco.

estrutura da molécula do NNAL

A molécula NNAL é um metabólito de uma das nitrosaminas associadas ao processamento do tabaco. Esta semana (texto de abril de 2009), Jian-Min Yuan e colegas apresentaram alguns resultados demonstrando uma correlação positiva entre o NNAL e os níveis de cotinina na urina e a posterior ocorrência do câncer.

Curiosamente, parece que marca faz a diferença:

“Nossos resultados revelam que os níveis totais de NNAL na urina foram mais de 4 vezes maiores entre os fumantes de Singapura se comparados com os de Xangai. Alguém poderia questionar se os menores níveis totais de NNAL em Xangai comparados com fumantes de Singapura foram resultantes da degradação do NNAL na urina durante a estocagem. As amostras de Xangai foram coletadas entre 1986 e 1989 enquanto que as amostras de Singapura foram coletadas entre 1994 e 2005. Nós acreditamos que este seja um cenário pouco provável. Nossos dados experimentais mostram que o NNAL total fica estável por pelo menos 4 anos em amostras de urina estocadas em -20°C. Além disso, a média total de NNAL (0,74 pmol / mg Cr) com base em amostras coletadas durante a fase inicial do estudo em Singapura (1994-1999) foi comparável ao (0,65 pmol / mg Cr) com base em amostras coletadas mais tarde (2000-2005) (P = 0,70). N[os especulamos que as variações dos níveis totais de NNA na urina dos fumantes de Xangai comparados com os de Singapura podem ter origem das concentrações consideravelmente menores de NNK nas marcas locais na China (marcas importadas do ocidente não estavam disponíveis em Xangai de 1986 a 1989, quando os indivíduos foram recrutados para a coorte) se comparados às marcas ocidentais usadas pela maioria dos fumantes em Singapura.”

Existem empresas por aí que estão desenvolvendo métodos de cura do tabaco com baixa quantidade de nitrosaminas, como a Star Scientific (informação: sem relação). Contudo, eles receberam algumas críticas da imprensa – reguladores e médicos tendem a não gostar de qualquer coisa que cheire a argumento de “cigarro seguro”. NO entanto, Estudos como este são uma razão muito bom para estratégias de redução de danos, como redução de nitrosaminas.

OBS: NNAL significa 4-(metilnitrosamino)-1-(3-piridil)-1-butanol.

Via Modd

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário