Óleos vegetais bromados (fazendo refri ficar mais parecido com suco)

Quando você adiciona o bromo em uma molécula que tem uma ligação dupla carbono-carbono, o bromo pode ser adicionado sobre a ligação dupla.
reação de bromo em uma ligação dupla
Os átomos de bromo são muito pesados – em torno de 80 vezes mais pesados do que átomo de hidrogênio, ou 7 vezes mais que átomo de carbono. A bromoação resulta normalmente em uma molécula que tem uma densidade maior do que a molécula original.

Óleo vegetal – que tem uma densidade em torno de 0,9 gramas por mililitro – podem ser feitos ser tão densos quanto a água (isto é, 1 grama por mililitro) pela adição da quantidade certa de bromos.

sequencia da reação química

Óleo vegetal bromado pode resultar em uma emulsão com água com uma aparência opaca e agradável visualmente – e está presente em todos tipos de refrigerantes opacos e bebidas para esportes (isotônicos). E está tudo OK ingerir bromo? Quase todo mundo fica bem com as pequenas quantidades ingeridas ocasionalmente no refrigerante, mas definitivamente é possível ingerir além dos limites – a algum tempo, ocorreu o caso de uma pessoa que bebeu em torno de um galão (aprox. 4 itros) de refrigerante contendo óleo bromado. Acontece que ele teve uma intoxicação por bromo!

OBS: A indústria tem removido o uso de óleo bromado em seus produtos.

Via MoDD

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário