Eu estava lá – Entrevistas sobre a Primeira Guerra Mundial

soldado deitado e armado
Título original: I Was There: The Great War Interviews
Ano 2014
BBC
estrelas nota 10

No início da década de 60, a rede britânica de TV BBC, entrevistou 280 pessoas que tinham participado de alguma forma da Primeira Guerra Mundial. O material era para ser utilizado na série “The Great War”. Como apenas parte deste material pode ser utilizado pela restrição de tempo, a BBC resolveu resgatar deste material entrevistas inéditas, e disto surgiu o recente documentário “Eu estava lá – Entrevistas sobre a Primeira Guerra Mundial”.

A Primeira Guerra Mundial significou uma alteração profunda em todos os setores sociais em todas as nações do planeta. E um dos principais elementos que surgem nestas entrevistas e em literatura especializada, é a dificuldade em entender a enorme mudança que a tecnologia bélica causou no campo de batalha. O cenário era muito mais brutal, agressivo e devastador para todos que estiveram no front; poucos conseguiam imaginar e conceber o que realmente estava acontecendo. Inclusive, um dos entrevistados relata que as mulheres que ficavam em casa e não participavam diretamente dos conflitos não conseguiam fazer ideia da massacrante agressividade presente no campo de batalha.

Bombardeiros que duravam horas, permanência constante em trincheiras lamacentas, odor penetrante de corpos em decomposição, poucos avanços no campo de batalha, gemidos de soldados feridos que não podiam ser resgatados, pena de morte impiedosa para colegas desertores, sensação de inutilidade do conflito, etc. Esse era o cotidiano dos combatentes na Primeira Guerra Mundial.

Os entrevistados também contam sobre a curiosa trégua que ocorreu durante a noite de Natal no ano de 1914. Os diversos relatos lembram que naquela noite os inimigos confraternizaram juntos o Natal; em trocas de saudações, presentes, festejos e sorrisos.

Infelizmente os 59 minutos de documentários são insuficientes para tantas histórias e memórias deste conflito.

Trailer

Escreva um comentário