Treblinka – A máquina de matar de Hitler

pedras no chão
Título original: Treblinka: Hitler’s Killing Machine
Ano 2014
Smithsonian Channel
nove estrelas

Neste documentário do Smithsonian Channel a pesquisadora Caroline Sturdy Colls, especializada em arqueologia forense, comanda as escavações arqueológicas na região polonesa onde os nazistas construíram um campo de extermínio de judeus.

Ao final da Segunda Guerra Mundial os nazistas começaram a tentar esconder os crimes que tinham cometido, destruindo campos de concentração e encobrindo vestígios que pudessem revelar ao mundo o que realmente tinha acontecido nestes locais.

Para facilitar a escolha dos melhores locais para se iniciar a escavação em busca do antigo local da câmara de gás no campo de concentração, Caroline fez uso de imagens aéreas processadas para ressaltar características do terreno que revelassem a localização da construção.

Após algumas tentativas de escavação, que aos poucos revelaram os horrores do local, como restos mortais de crianças, os arqueólogos conseguiram encontrar evidências que marcam a localização da câmara de gás, e que estão de acordo com o relato dos poucos judeus que conseguiram sobreviver ao extermínio em Treblinka.

Trechos oficiais

Escreva um comentário