Gruta de Fingal

interior da gruta com algumas pessoas
Padrões geométricos complicados podem gerar dúvidas se foram realmente gerados naturalmente. A natureza pode sim ser a responsável por formas complicadas, belas e aparentemente impossíveis. É só observar alguns cristais, que podem ter formas cúbicas, tetragonal, hexagonal, romboédrica…

A formação presente na Gruta de Fingal é um desses casos impressionantes. O basalto da estrutura da gruta possui formas hexagonais que se originaram quando um fluxo de lava foi resfriado de forma relativamente rápida; causando assim o acúmulo de tensões que causam o crescimento vertical das colunas. Resfriamento muito rápido da lava pode gerar colunas com diâmetro menor, que aumenta quando o resfriamento ocorre mais lentamente.

A sonoridade da gruta é tão impressionante que até o compositor Felix Mendelssohn escreveu a obra As Hébridas (Opus 26) inspirado nos ecos que ocorrem com o movimento das ondas do mar dentro da formação. Além do compositor outros artistas foram inspirados pela beleza e singularidade do local; incluíndo o grupo Pink Floyd, que gravou a música Fingal’s Cave, nunca oficialmente lançada.

Vídeo com o som da caverna

As Hébridas (Opus 26)

One Response

  1. victor soares dez 8, 2015

Escreva um comentário