Máquinas de felicidade

anúncio antigo de motocicleta
Título original: Happiness Machines – The Century of the Self
Ano 2002
oito estrelas

A série de três episódios ‘The Century of the Self‘, escrita e produzida por Adam Curtis, aborda na sua primeira parte a facilidade com que se consegue controlar multidões com o uso das ideias de Freud.

O episódio ‘Happiness Machines‘ [Máquinas de felicidade] mostra como Edward Louis Bernays usou as ideias de seu tio, Sigmund Freud, para realizar testes sobre a possibilidade de controlar uma grande quantidade de pessoas ‘apenas’ manipulando os seus desejos. A experiência deu tão certo que até hoje sentimos a presença de suas ideias e táticas de controle.

Antes das demonstrações feitas por Edward Bernays, as empresas costumavam planejar a publicidade anunciando seus produtos como sendo úteis e funcionais ao consumidor. Mas depois do sucesso das ideias de Bernays, o foco mudou! A chave do sucesso de vendas era apelar para o desejo do consumidor em possuir aquele produto; mesmo que ele não fosse necessariamente útil. Talvez neste momento tenha surgido o que costumamos chamar de consumismo.

A força manipuladora das grandes corporações cresceu tanto que até mesmo o governo norte americano começou temer a perda de controle da população.

A queda na bolsa americana em 1929 e o posterior início da Segunda Guerra Mundial, deixaram a receita de Bernays um pouco de lado, sendo retomada após o final da Guerra para direcionar o público ao consumo dos grandes excedentes que eram produzidos pela indústria bélica. A produção de explosivos e material químico bélico foi redirecionada para produzir fertilizantes, produtos agropecuários e medicamentos; enquanto que a indústria de veículos militares teve sua produção novamente focada nos automóveis. O desejo de consumo daria conta desta explosão de produção.

Não é nenhuma novidade que somos constantemente conduzidos pelos nossos desejos consumistas. No entanto é interessante ver como tudo isso começou.

Trailer

Escreva um comentário