Dose a quantidade de informações nas imagens – Dicas de PowerPoint

A dica para se organizar uma boa apresentação de slides é óbvia: Não insira imagens que contém uma grande quantidade de informações ou então imagens completamente desprovidas de dados.

A preparação de uma apresentação de slides em PowerPoint, ou qualquer outro software semelhante, pode levar horas de trabalho; sendo que cada slide pode demandar vários minutos necessários para a organização do texto e elementos gráficos. E é nesse tempo que o apresentador – que prepara a apresentação – perde a noção da dificuldade e tempo necessários para o entendimento das informações que ali foram organizadas.

O organizador dos slides deve então estar completamente ciente de que ele já passou vários minutos em contato com aquela informação e teve tempo de absorver os detalhes, de correlacionar as informações presentes em outros slides, e também teve tempo de percorrer visualmente por cada canto do texto e demais elementos visuais ali presentes. Só que o público normalmente terá poucos minutos, ou mesmo segundos, para absorver a mesma informação. E pior, o público normalmente não tem todo o conhecimento prévio sobre o assunto, que é provavelmente muito bem dominado pelo apresentador (palestrante).

Então como contornar este problema?

– escolha imagens com o mínimo de informações possíveis. Remova todos os dados, números, detalhes, elementos visuais, etc que não são fundamentalmente essenciais para o entendimento do assunto.

Exemplo de uma imagem muito complicada
motor-complicado

Muito simples
desenho do interior de um motor a combustão

Na imagem complicada o apresentador terá dificuldade de apontar os detalhes relevantes ao público, e o público terá que fazer um esforço imenso para filtrar a informação necessária em meio a tantos detalhes. A imagem simples também pode ser problemática se for necessário ao apresentador adicionar muitas explicações adicionais e tiver que solicitar ao público que imagine os detalhes que estão falando.

Claro que a preparação de slides depende muito do tema abordado e da disponibilidade de informações para compor o material. Resta ao palestrante minimizar os problemas durante a confecção da apresentação.

Algumas ressalvas para essas dicas! Ignore algumas dicas aqui apresentadas quando você (palestrante) depender de um tempo curto e rígido para a sua apresentação. Em uma apresentação para um congresso, por exemplo, o palestrante poderá ter somente 15 minutos para apresentar uma infinidade de informações; e boa parte do público não estará interessada em ver uma apresentação didática e limpa; eles estão lá para ver um show massivo de dados. Quanto mais informações por centímetro quadrado, melhor! Mesmo que ninguém entenda nada. Alguns congressos costumam ser apenas competições de quem ´sabe mais´, e pouco importa se o público realmente entendeu algo e se deliciou com a apresentação de fácil absorção. Nessas situações o didático poderá ser encarado como algo raso e pouco importante. Infelizmente isso ocorre com grande frequência.

Indico artigo que trata do uso do PowerPoint em sala de aula:
Pedagogy Meets PowerPoint: A Research Review of the Effects of Computer-Generated Slides in the Classroom
Review of Communication
DOI:10.1080/15358590600763383

David G. Levasseur* & J. Kanan Sawyer
pages 101-123
Volume 6, Issue 1-2, 2006

Escreva um comentário