Evite texto sublinhado – Dicas de PowerPoint

Um dica simples e eficaz para melhorar o visual e a facilidade do entendimento de um texto que está em um slides de PowerPoint, ou qualquer outro programa para construção de apresentações, é evitar sublinhar partes do texto.
Qual seria o motivo de tal ressalva? Porque não é indicado sublinhar um texto em um slide?
Veja o exemplo abaixo
gorgolejar paralelepipedo gigabite
Perceba como em certos tipos de fontes a parte inferior das palavras é cruzada pelo traçado do sublinhado. Isto, mesmo que não pareça, pode dificultar o entendimento e a leitura rápida das palavras. O problema é mais proeminente em palavras um pouco mais complicadas, que sejam desconhecidas para o público que acompanha a sua apresentação. Além de dificultar a leitura para pessoas que tem algum problema de visão.

Para enfatizar algum trecho do texto opte por usar o destaque em negrito ou itálico; ou ainda utilizando uma cor diferente em parte do texto. No caso da troca de cor do texto devemos optar por uma cor que não dificulte a visualização, e também não fazer uso de várias cores de letras no mesmo slide.

O destaque de trechos importantes também não deve exceder a quantidade de texto não destacado. Se existe alguma dificuldade em encontrar no texto o que é importante pode ser um sinal de que o texto não está muito claro.

Indico o artigo que trata do uso do PowerPoint em sala de aula:
Pedagogy Meets PowerPoint: A Research Review of the Effects of Computer-Generated Slides in the Classroom
Review of Communication
DOI:10.1080/15358590600763383

David G. Levasseur* & J. Kanan Sawyer
pages 101-123
Volume 6, Issue 1-2, 2006

Escreva um comentário