Como encontrar imagens livres para uso

Apesar da felicidade de alguns em saber que a empresa Getty Images recentemente anunciou que seu acervo de milhões de imagens está praticamente todo disponível para embutir em um site; sabemos que este serviço tem suas severas limitações e provável tempo limitado de vida. Não existem garantias fortes da Getty que as imagens continuarão indefinidamente disponíveis.

A solução mais segura é optar pelo uso de imagens que estão em licença completamente livre ou em alguma categoria de licença Creative Commons. Mas como achar essas imagens em meio a tantos websites?

Existem algumas alternativas que facilitam a busca:

CompFight
O site http://compfight.com/ facilita muito a busca de imagens em Creative Commons, principalmente do acervo disponível no Flickr, apresentando os resultados em uma interface limpa e rápida.
O uso requer atenção em observar que devemos selecionar a opção Creative Commons na coluna esquerda e somente usar imagens que estão abaixo da linha pontilhada. As que estão acima são imagens vendidas por empresas.
tela do site compfight

Wikimedia Commons
http://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page
A fundação Wikipedia apresenta seu arquivo multimídia dentro de um portal que facilita um pouco a organização do material; apesar dos resultados das buscas não serem tão práticos como os oferecidos tradicionalmente por máquinas de procura.
tela da wikimedia commons

Google Imagens (com filtros)
http://images.google.com/
Na busca realizada pelo Google Imagens é preciso lembrar de ativar o filtro que mostra somente resultados contendo material em Creative Commons. Para isto selecione a opção ‘Ferramentas de Pesquisa‘, em seguida acesse o menu ‘Marcadas para reutilização‘, e depois deixo a sugestão de optar por ‘Marcadas para reutilização‘.
tela do resultado de busca no google imagens

Importante!
Não faça confusão com o termo ‘Royalty free’ que aparece em alguns sites. O ‘free’ não significa que a imagem está livre. Mas apenas que tem uma certa liberdade nos royalties. Ou seja, você ainda precisaria pagar para o proprietário para ter acesso ao uso da imagem desejada.

Escreva um comentário