Onde estou? Ponto de vista e ponto focal

obra alterada digitalmente
Título original: Where Am I? Point of View and Focal Point – How to Look at and Understand Great Art
Ano 2011
The Great Courses
9

Mais um motivo para você precisar visitar uma obra ao vivo. Muitas obras de arte, tanto pinturas quanto esculturas, são pensadas pelo artista para colocar o observador em uma certa posição ou posições em relação à obra durante a visualização.

Uma comparação que foi feita durante este episódio do curso ‘Como olhar e compreender arte‘, da Professora Sharon Latchaw Hirsh, é com relação a um teatro. Sendo que muitas pinturas são pensadas como um drama, uma ação congelada no tempo pedindo uma posição de quem observa. O pintor pode se valer de várias técnicas para chamar a atenção a um ponto, e uma dessas é fazer com que os humanos presentes na pintura olhem para um determinado ponto, quase que apontando para um determinado tema.

Rembrandt chega até a utilizar elementos do próprio teatro para chamar a atenção.
obra de arte

Durante os 30 minutos do episódio a Professora Sharon Latchaw Hirsh lança mão de vários exemplos de uso do ponto focal e ponto de vista. Alertando para alguns casos em que não existe necessariamente esses elementos na obra, como em algumas das obras de arte do pintor Jackson Pollock.

Trecho do episódio

Episódios:
A importância das primeiras impressões
– Onde estou? Ponto de vista e ponto focal
– Cor – Descrição, símbolo, e além

Escreva um comentário