A importância das primeiras impressões – Como olhar e compreender arte

pintura a oleo
Título original: The Importance of First Impressions – How to Look At and Understand Great Art
Ano 2011
The Great Courses
nove estrelas

A Professora Sharon Latchaw Hirsh, detentora de vários prêmios e reconhecimento na área das artes, apresenta este curso de 36 episódios de meia hora cada, para ensinar ao espectador em como entender e apreciar uma boa obra de arte.

O curso não é restrito à pintura a óleo, e Sharon promete também falar sobre a apreciação de vários tipos de manifestação artística, desde as mais antigas até as mais modernas.

O que devemos olhar e observar em uma obra de arte? É uma dos motes deste curso. E como Sharon ressalta: “Gostamos daquilo que conhecemos”.

Neste primeiro episódio é ressaltado que a moldura e a disposição das pinturas em uma exposição mudou bastante durante a história, e que nem sempre a moldura está em um estilo condizente com o estilo da obra; o que pode também ser um fator de atenção ao visitante em uma exposição.

Sharon também diz que acompanhar o curso não significará que eliminaremos a necessidade de observar uma obra ao vivo, pois uma simples alteração da luz ambiente já altera o resultado estético de uma obra. E nada melhor do que ver um original ao vivo!

Um exemplo interessante trazido neste episódio é da importância até mesmo da assinatura do autor da obra, como na obra de Picasso que ganha equilíbrio e proporção com a sua assinatura.
pomba picasso

Trecho do 1o episódio

OBS: O vídeo está em um website chinês e não sei identificar se é autorizado ou não.

Escreva um comentário