Febre do ouro – A Grande História

estatueta em ouro
Título original: Gold Fever – Big History
Ano 2013
History Channel
7 estrelas

Como todos episódios da série ‘Big History’ este também aborda apenas parte das informações existentes sobre a relação do ouro com a história humana. E por ser um documentário do History Channel (H2) o foco é na história americana.

Iniciam falando da grande quantidade de ouro que ainda existe no Fort Knox, algo em torno de 4500 toneladas do metal, o que pode chegar a um valor de 230 bilhões de dólares. Uma alta soma em dinheiro! E tal cobiça é constantemente mencionada no documentário como um dos propulsores para a exploração e guerras entre civilizações.

A surpresa é saber que a Terra guarda uma grande quantidade de ouro, mas que está inacessível à exploração, por estar muito próximo ao centro da Terra. Isto devido ao fato do ouro ter uma elevada densidade e ter migrado ao centro durante dos bilhões de anos de processos geológicos na Terra.

O documentário está disponível completo online, mas apenas para os residentes nos EUA. Talvez seja possível acessar via aplicativos que mascaram o endereço de IP. Mas tal configuração deve ser feita apenas por aqueles que entendem o procedimento e suas consequências.

Escreva um comentário