Paracetamol e a analgesia

caveira e a estrutura molecular do paracetamol
A caveira foi utilizada apenas como uma licença artística, e não como uma forma de amedrontar as pessoas sobre o uso do paracetamol como um medicamento. Claro, que como todo medicamento existem doses adequadas para uso diário. E ultrapassar as doses máximas pode significar algum risco para a saúde; principalmente para o fígado no qual pode ocorrer o aparecimento de um sub-produto do metabolismo do paracetamol, chamado de NAPQI (N-acetil-p-benzo-quinona imina). O NAPQI pode aparecer no metabolismo e rapidamente é neutralizado, mas em algumas situações isto pode não ocorrer, resultando em um insuficiência hepática.

Portanto, mesmo no uso de um medicamento tão corriqueiro como o paracetamol um médico deve ser consultado, e as doses diárias recomendadas para o caso em específico não devem ser ultrapassadas.

A popularidade do paracetamol deve-se em parte à não causar tanta irritação gástrica como ocorre no uso do ácido acetil salicílico (aspirina).

Vídeo do Professor Dave, da Universidade de York na Inglaterra, explicando a química relacionada com alguns analgésicos, e entre eles está o paracetamol.
O vídeo tem legendas em português. Ative as legendas no próprio vídeo (comandos no vídeo embutido).

A imagem original está em licença Creative Commons, via Mark Kilner.

Veja aqui onde você deve clicar para ativar as legendas deste vídeo.
ativando legendas

One Response

  1. ed dez 1, 2013

Escreva um comentário