Azul do anil

tanques redondos cheio de corante
Clique na imagem para ampliar

Esta fotografia foi realizada no Vietnam em uma localidade habitada pelo povo Hmong. Em muitas locais o corante para tingir tecidos ainda é produzido pelo método tradicional a partir da extração do composto de plantas. Isto é feito apesar da indústria atualmente já utilizar versões sintéticas deste corante.

A espécie de planta utilizada como fonte do corante varia conforme a região, mas provavelmente é da espécie Indigofera tinctoria.

O corante azul anil (índigo) propriamente dito não existe na planta, e é gerado durante o processamento do vegetal pela conversão da molécula precursora, a indicana.
As plantas são colocadas em um container com água e deixadas fermentar por várias horas, e durante este processo ocorre oxidação que resulta no aparecimento da característica cor azul. Para que a oxidação seja otimizada é necessário agitar a mistura durante o processo. O material azul então naturalmente vai para o fundo do tanque, sendo assim removida por sifonação a água sobrenadante. A pasta do corante é em seguida aquecida para encerrar o processo de fermentação.

Este azul é a tradicional cor do tecido jeans!

Vídeo com as etapas tradicionais de produção.

A imagem original está em licença Creative Commons, via Rory MacLeod.

Escreva um comentário