Ao infinito e além

meramente ilustrativa
Título original: To Infinity and Beyond
Ano 2010
BBC
nove estrelas

“E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você.” Nietzsche. É uma frase que parece adequada para ilustrar o sentimento de muitos matemáticos entrevistados para este documentário da Horizon – BBC. Vários deles parecem ter uma inquietude em relação ao infinito, tanto o infinito matemático quanto o filosófico. Tanto que em um certo momento um deles define o tema como sendo tanto excitante quanto assustador.

Do infinito sai uma vertiginosa quantidade de abstrações, suposições e ideias; das mais simples às mais complexas. Do mesmo modo o infinito pode levar a uma filosofia de boteco sem a menor base, como ocorreu em pequenos trechos neste documentário – que pode ser ignorado frente ao restante de apresentação de ideias de alto valor ao tema.

O infinito é a paisagem na qual ocorre a matemática.

O angustiante foi saber que nenhum humano conseguiria contar em voz alta de 1 até 1 trilhão. Uma vida humana tem uma duração em segundos muito menor do que o necessário para esta tarefa.

E será que infinitos macacos digitando aleatoriamente em infinitas máquinas de escrever, por um tempo infinito, conseguirão escrever as obras de Shakespeare?

Etc, etc, etc…

Site do programa
http://www.bbc.co.uk/programmes/b00qszch

Veja um trecho do episódio

Escreva um comentário