Pop: A ciência das bolhas

bolhas na superfície de um líquido
Título original: Pop: The Science of Bubbles
Ano 2013
BBC
estrelas nota 10

A Doutora Dr Helen Czerski é uma física especialista em bolhas, e apresenta este surpreendente documentário sobre um assunto que inicialmente poderia parecer infantil e sem utilidade. Porque alguém dedicaria sua carreira acadêmica para entender algo tão trivial quanto as bolhas?

A dedicação da Helen é em relação à importância das bolhas na melhora dos modelos climáticos, devido a relação entre as bolhas e os oceanos. Toda o movimento oceânico e as ondas produzem uma infinidade de bolhas que afetam diretamente a atmosfera e o clima no planeta. E para este estudo uma das técnicas usadas pela Helen é registrar o som produzido pelo movimento e estourar de bolhas, para então criar modelos que possam ser usados na natureza; registrando o som no mar e assim inferir sobre o tamanho e dinâmicas das bolhas em diversas situações.

Além de comentar sobre a própria pesquisa a Doutora Helen visita outros centros científicos para mostrar que as bolhas podem ser utilizadas para melhorar o entendimento da dinâmica de fluídos, entender sobre a minimização da energia em superfícies complexas, bem como o uso de pequeníssimas bolhas no transporte de medicamentos, além da perspectiva de uso de um constante ‘colchão’ de bolhas abaixo de uma embarcação facilitando a movimentação de um navio pelo oceano.

Vale assistir pelas constante surpresas da importância de um assunto que parecia ser básico e sem graça.

Trecho do episódio

Escreva um comentário