Derrotando os hackers

meramente ilustrativa
Título original: Defeating the Hackers – Horizon
Ano 2013
BBC
estrelas nota 10

[…]No passado, podem ter sido as armas nucleares ou as armas de destruição em massa. Hoje, nós vemos esse mesmo nível de capacidade sendo exercido por indivíduos sozinhos, usando teclados, ao invés de bombas. Eles podem hackear sistemas de transportes, em redes de computadores, em redes de comunicação de emergência, até mesmo o transporte aéreo também está susceptível aos hackers. […]

O poder de um teclado! É o que tenta demonstrar este excelente documentário da série Horizon, exibido pela rede britânica BBC. Talvez não nos moldes exagerados dos filmes de Hollywood, onde poucos minutos de frenética dedicação de um hacker seriam necessários para causar uma série de estragos. Mas pela criatividade e inusitadas técnicas que podem ser utilizadas na invasão de um único computador ou de toda uma rede, mesmo que julgada ser de máxima segurança.

O episódio inicia com a história de como o jornalista Mat Honan, da revista de tecnologia Wired, teve suas contas invadidas. E o processo não foi muito complicado para os hackers. Bastou a criatividade de um grupo de invasores para achar uma combinação de falhas e procedimentos nas contas de Mat Honan, usando como base as contas da Amazon e da Apple para que conseguissem acesso e bloqueassem vários dos serviços que ele utilizava online. Uma lição de como uma sequência de passos de proteção pode também ser um ponto de vulnerabilidade; devido a dificuldade em lembrar de todas as possíveis combinações de ataque que podem surgir no entrelaçamento de dados online.

Mas não só de jovens procurando diversão vive a cultura hacker. Atualmente a dedicação dos hackers, ou crackers como preferem alguns, está mais para obtenção fraudulenta de dinheiro, de dados e segredos valiosos. E segredos da dimensão de toda uma usina nuclear! Como na investigação que levou ao assombroso caso do programa de invasão batizado de Stuxnet – originalmente projetado (provavelmente) pelos EUA para atacar ciberneticamente bases nucleares no Irã.

Além desses casos em particular, o documentário também aborda o uso da computação quântica na busca por níveis mais avançados na batalha entre a segurança e a invasão. Numa emocionante corrida armamentista computacional.

De tudo isso fica uma lição para quem quer ser um aprendiz de hacker (ou cracker), de que é necessário MUITO conhecimento antes de entrar para esse mundo. Ou o aventureiro pode ser uma presa fácil, com a fragilidade justamente no excesso de confiança.

Trecho oficial

Escreva um comentário