A Face – Vendo a salvação

recorte de uma obra de arte sacra
Título original: The Face – Seeing Salvation
Ano 2000
BBC
nota 8

No momento que assisti o episódio, não sabia que a série foi exibida pela primeira vez no ano 2000; e talvez isto explique o ritmo um pouco mais lento das filmagens, causando até um pouco de sono. A atenção só ficará 100% garantida se você apreciar o assunto.

Neil MacGregor, diretor da National Galery, de Londres, apresenta a história da representação da face de Jesus Cristo no decorrer da história da arte e da história da religião. E mostra que a necessidade da ilustração de uma imagem de Jesus variou muito de região para região e entre as diversas denominações cristãs. E como atualmente, em nenhum momento houve um acordo de como Jesus deveria (e se deveria) ser representado.

A polêmica pela imagem de Jesus deixou também espaço para o desafio artístico, de pintores e escultores que ousaram em suas abordagens; tanto que alguns religiosos consideraram algumas dessas obras como ofensivas.

Neil também lembra que a natureza oscilante de Jesus entre o humano e o divino dificultava a decisão pela linguagem a ser escolhida pelo artista no momento da representação.

Escreva um comentário